segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

SCAMMERS NÃO RESPEITAM NEM SEUS PRÓPRIOS IRMÃOS NIGERIANOS - DIA 30/12/2013

Original postado em
http://www.punchng.com/feature/nations-capital/how-scammers-defrauded-me-of-n18m-consultant/

How scammers defrauded me of N18m – Consultant

   





Oladele




Desde Sra. Amor Oladele deixou Lagos para se juntar ao marido , em Abuja , ela tem passado seu tempo para ensinar os jovens a ter fé na Nigéria. Não é apenas uma missão para ela , também é um negócio que  encantou -a  e a um grande número de jovens , ensinando também como esses jovens poderiam ter atendidas suas necessidades financeiras.

Antes de agora , ela dedicou seus seminários para dar dicas aos jovens sobre algumas das empresas que poderiam começar no país, com pouco ou nenhum capital. Para quem disse que o dinheiro era um grande impedimento , Oladele lhes daria dicas sobre como fonte para capital.

No processo de organização de seminários, Ela tinha construído um outro recurso . Ela construiu uma base de dados de muitos jovens. Se você precisava de pessoas para assistir o evento , ou você queria anunciar, Oladele tinha um exército de jovens que ela poderia convidar ou anunciar a através de SMS em massa - o que foi uma das ideias de negócio que ela ensinou alguém que estava disposto a ouvi-la.

Se você tivesse qualquer negociação significativa com Oladele , ela iria colocar o seu nome e seu número de telefone em seu banco de dados. Além de fazer o anúncio de rádio para seus seminários , foi principalmente a partir de seu banco de dados que ela atraiu participantes como ela poderia facilmente alcançá-los.

Tudo correu bem durante anos , até que um Olakunle entrou no escritório de Oladele em 15 de setembro de 2012. Olakunle havia participado de um de seus seminários no passado. Agora ele tinha sua própria idéia de oferecer Oladele .

Ela disse: " Ele me disse que tinha acabado de voltar do Canadá, e que uma empresa em Gana o ajudou a viajar . Ele disse que a empresa tem uma filial na África do Sul e que os tinha convencido a vir para a Nigéria . A empresa concordou em ter um escritório em Abuja , mas porque eles eram novos na cidade, eles só podiam dar ao luxo de alugar um escritório em Mararaba , uma periferia de Abuja.

" Olakunle disse que a empresa também nomeou como gerente de marketing na Nigéria e então ele me queria ajudar a divulgar os serviços da empresa para os grandes clientes de jovens que lidam com a solicitar vistos de viagem para o Canadá e outros cinco países com a sua empresa.

"Eu disse a ele que eu não estava interessado , que eu ensinar os jovens a acreditar na Nigéria e de aprender a iniciar pequenos negócios . Ele me mostrou seus quadros no Canadá, e de sua esposa e dois filhos , talvez como uma prova de que ele realmente viajou para o Canadá. No entanto, eu disse que não estava interessado e ele deixou meu escritório. "

Se Oladele pensei que era a última vez que ela estaria vendo ou ouvindo de Olakunle , ela entendeu errado . Ele visitou uma série de vezes e agora tinha que falar com ela na presença de alguns de seus jovens clientes.

Alguns dos jovens demonstrou interesse em viajar para fora do país e disse Oladele que se o negócio era genuíno , eles iriam comprar para ele . Nesse ponto, ela viu o sentido de negócio na comercialização de um produto que muitos jovens gostariam de comprar.

Oladele continuou a narração : "Alguns dos jovens disse: ' Tia, se é genuíno, nós gostaríamos de aplicar , não há trabalho na Nigéria. " Fiz esforço para dissuadi-los sem sucesso.

" A maioria deles eram muito animado com a oferta de Olakunle e dispostos a ir para ele. Enfim, eu deixo ir e decidiu comercializar o serviço para sua empresa. Eu disse a ele para trazer o seu certificado de registro da empresa e eu insisti que a empresa deve ter uma conta bancária .

" Duas semanas depois, ele trouxe o certificado que contenha um recurso global como o nome da empresa. Ele me mostrou a sua conta bancária e eu fui ao banco para confirmar eo banco me garantiu a conta estava bem. "

No processo de fazer alguma verificação, Oladele conheci um Sr. Hess , um homem branco que , ela acredita , veio do Canadá para colocar o escritório na Nigéria juntos. Ela se sentiu confortável com a empresa , a única coisa que ela não estava feliz com foi a localização do escritório no subúrbio , Mararaba .

Recursos globais cobradas para vistos variou de acordo com o país ; Canadá - N500 , 000 ; Reino Unido - N359 , 000 ; Moscou - N300 , 000 ; Austrália, N500 , 000 ; Polónia - N400 , 000 ; Suécia - N400 , 000 . Custo do bilhete de avião era N150 , 000 para todos os países.

Oladele diz que assinou um acordo com a empresa . Ela estava a receber 10 por cento do total do dinheiro que viria dela. Ela rapidamente colocou seu banco de dados de número de telefone em uso. Ela enviou mensagens de texto para cada pessoa em seu banco de dados e ela ficou muito boa resposta .

Embora a empresa havia contratado seus próprios comerciantes , não havia nenhuma dúvida de que Oladele foi um grande trunfo para eles. Não demorou muito antes de ela chegar 103 clientes que assinaram para a viagem ultramarino. Os 103 clientes pagaram o N50 inicial, 000 depósito exigido pela empresa.

Cada um dos clientes foi prometido um emprego no Canadá , que foi o destino popular que a maioria deles se inscreveu. Eram também para obter um visto e um bilhete para o Canadá. Eles estavam a pagar o saldo do dinheiro quando os vistos estavam fora .

Não demorou muito ; Recursos Globais ( não o nome completo ) anunciou que o visto tinha saído . Ele trouxe letras de emprego aos candidatos. Eles se alegraram como a perspectiva de viajar para fora dos problemas da Nigéria se iluminou.

A empresa pediu que os candidatos a entrar e ver os vistos. Eles só podiam ver os vistos. Eles iria buscá-la no dia da partida que tinha sido fixado . Com isso, alguns deles começaram a pagar o saldo das taxas de Oladele . Na última contagem , 23 pessoas tinham pago N600 adicional , 000 cada um.

Oladele não estava feliz com o lançamento tardio de visto. Ela começou a suspeitar que algo estava errado. Ela se recusou a liberar o dinheiro em sua posse . Mas a pressão veio mesmo dos candidatos e ela teve que participar com o dinheiro.

No momento em que as escamas caíram de seus olhos , ela tinha transmitido N18.6m para a empresa em nome de seus clientes. Ele eventualmente se que as cartas de emprego supostamente emitidas por empresas do Canadá foram falsificadas . Os vistos também foram falsificadas . Quando Oladele encontrei estes , ela relatou o caso à polícia .

Ela disse: " Eu relatei o assunto à Delegacia de Polícia Gwarimpa . Eles imediatamente entrou em ação . Eu fui ao seu escritório e fingi que queria ir e pagar em dinheiro em sua conta bancária e pediu a um Taiwo , um dos seus empregados , para chamar o motorista para me levar para o banco " .

" O motorista foi preso no banco. Taiwo e dois outros oficiais foram presos mais tarde em seu escritório. No decurso da investigação , a polícia descobriu que conta pessoal de Olakunle e rapidamente conseguiu uma ordem judicial para todos os levantamentos que ser interrompido .

" A carta foi servido no banco em 14 de fevereiro de 2013 , mas no dia seguinte, 15 de fevereiro de Olakunle que estava foragido , foi para o mesmo banco que tinha sido servido o pedido e transferiu o dinheiro para outra conta . "

Enquanto estes estavam acontecendo , parecia Oladele que seu mundo desabou quando seus clientes a perturbava . Ela pensou em suicídio , mas lembrou-se que ela estava ensinando as pessoas - para não perder a esperança , não importa a situação.

Ela disse à polícia que ela era a culpada pela perda do dinheiro, uma vez que ela não fez todas as verificações adequadas antes de recomendar a empresa a seus clientes. Ela aceitou que ela pagaria o dinheiro, não importa quanto tempo leva .

Agora, ela escreveu um livro a partir da experiência com as pessoas as coisas a aprender com seus erros . O livro - Lições de negócios - tem 13 capítulos. Oladele estabeleceu uma meta de altura - para vender um milhão de cópias . Ela quer usar os recursos para resolver seus clientes, mesmo que a polícia continua a investigar o caso .

Os esforços do nosso correspondente para falar com a polícia em sua investigação sobre o caso um fracasso como o porta-voz da Polícia FCT , Atien Daniel , não atendeu as chamadas feitas para seu telefone móvel. Além disso , os funcionários da empresa não pôde ser alcançado.

Direitos de autor PUNCH .
Todos os direitos reservados . Este material, e outros conteúdos digitais sobre este site, não pode ser reproduzido , publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído , no todo ou em parte, sem prévia e expressa autorização por escrito da PUNCH .

Contato: editor@punchng.com

Você também pode gostar -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIOS MODERADOS. Após a postagem, aguarde a aprovação. Não será garantia de ser aceito.