domingo, 19 de janeiro de 2020

VITIMAS DE GOLPES VIRTUAIS - A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO - DIA 19/01/2020






  A algum tempo escrevi sobre vitimas de golpistas na internet ( https://meg-golpistasvirtuais.blogspot.com/2013/11/entendendo-vitima-de-um-golpe-virtual.html )

Não falo apenas das que se envolvem e se encantam por um perfil com uma bela foto e textos gentis o que chamamos golpe do romance, golpe do Don Juan ou romancescam
Tento aqui abordar as vítimas de crimes virtuais de um modo geral
Aquelas que caem nos golpes da loteria, que acreditam ser herdeiros porque no email diz que o sobrenome é o mesmo do falecido milionário, que foram contemplados por um prêmio de um site qualquer, das que acreditam que podem negociar uma fortuna para doação e ficar com uma parte, que acreditam em empréstimos com juros baixíssimos enfim, os inúmeros golpes que sabemos existir neste Universo Virtual

A pergunta que sempre me fazem: Vítima é realmente vítima?

E sempre eu afirmo que vítima é sim, vítima.

As vezes vítima de seus próprios sonhos e desejos.
As vezes vítima de suas secretas ambições
As vezes vitima de sua ingenuidade
As vezes vitima de um Ego Inflado
As vezes vítima de sua própria carência.

Não importa como ela foi vitimada.
O preço disso é muito alto para ficarmos aqui tentando entender e julgar o que a conduziu para tal situação.
Alguns sinais portanto nos permite tecer alguns comentários.
Nenhum golpista tem sucesso em suas ações se ele não for educado e ter uma série de provas que realmente conduzam a vítima a acreditar que aquilo pode ser verdade.
Os primeiros contatos são cruciais para determinar o rumo da negociação
Atenção, educação,gentileza, paciência,presteza,disponibilidade para esclarecimentos são atributos que todos os golpistas tem.
O interesse sem dúvida é espúrio: querem tirar seu dinheiro de qualquer forma. Mas essa gama de "bons comportamentos" e documentos exibidos criam um feedback positivo em quem ainda não sabe que pode ser vitimada.

Confiança, aliada ao desejo de que possa ser real,faz com que a vítima realmente abaixe seus mecanismos de defesas.
Um novo patamar se estabelece na relação.
Dados pessoais reais são passados ao golpista bem como fotos pessoais e familiares.
O golpista se alimenta exatamente disso, da percepção que a vítima passou a confiar nele.
Em doses homeopáticas, esses golpistas vão enxertando em seus discursos, situações adversas não habituais nas negociações e/ou em sua vida pessoal.
O interesse nada mais é que gerar uma empatia solidaria e compreensão de uma situação circunstancial.

Neste momento alguns me perguntariam - Nossa! Ficou claro que é um golpe!Como não percebeu?

Não ainda. Não temos a menor ideia de que sentimentos e interesses estão envolvidos na trajetória da história de cada um.
Tem pessoas que vão acreditar que é apenas uma adversidade e outros vão colocar o pé no freio.
Para alguns a história cessa neste momento. Entretanto uma maioria tem dado continuidade.
Aos que continuam o dinheiro passa ser negociado em forma de taxas ou de ajuda momentânea para solucionar problemas.
E assim está formado a "bola de neve". Por um lado, o golpista que insiste em mais e mais dinheiro e do outro, a vítima que se recusa a aceitar a possibilidade de estar diante de um golpe. Aceitar ter sido vítima de um golpe é tão pesado internamente que faz com que muitas vítimas continuem a dar dinheiro na esperança de comprovar que suas percepções,seu conhecimento educacional e social
não permitiria tal erro de análise das circunstancias.
E aqui faço uma ressalva: Golpistas não param enquanto a vitima estiver disponível
Eles irão até o fim das economias da vítima.

Quando a realidade se sobrepõe com o sumiço do golpista ou a desatenção constante, a vítima percebe que foi um golpe. As situações a partir daí são as mais diversas, desde raiva,vergonha, desejo de vingança até a mais profunda depressão. Golpistas virtuais são profissionais,sabem
como deixar a vítima se sentindo culpada por não ter continuado no jogo e sempre vão "poser" de vítimas quando de fato são seres perversos.

Sempre digo, e continuo afirmando, não estamos aqui para julgar ninguém...nem o carente, nem o que tem interesse e nem quem quer alimentar sua vaidade.
Estamos aqui para orientar: A evitar o golpe novamente e a buscar profissionais especializados para reparar o dano emocional.Sim.. há danos e precisam ser tratados.

E nós, quem somos nós? Somos o acolhimento,o primeiro contato que permite falar livremente sobre o ocorrido, o canal de denuncia, a informação fidedigna.
A você, vítima! Estamos aqui sempre!Em nossos Blogs, nossas paginas, nossos grupos e em nossos emails.Terão aqui sempre o nosso respeito e nossa solidariedade.

Não poderia encerrar esse texto sem ressaltar um fato ocorrido em uma determinada reportagem e um famoso canal sobre nós caçadoras e acolhedoras de vítimas de golpistas, ditas por um estrangeiro!
 O que tenho a dizer é o seguinte:Não tem alguém de fora de meu País, desconhecedor de nossa cultura, de nossa realidade social, que venha dizer que nosso trabalho não é especializado.
Nenhum Pseudo Dr de Botequim enfrenta ou enfrentou o que passamos para ajudar nossas vítimas.
Vamos continuar sendo o que fomos sempre:Gente, ser humano solidário, que tenta evitar novas vítimas em nosso País, que passa horas em frente a um computador na tentativa de sanar feridas e orientando dentro do nosso parco conhecimento das entranhas da mente humana, mas fazemos com muito sucesso. Fui
Um abraço
Meg

2 comentários:

  1. Olá, senti seu interesse verdadeiro e puro no sentido de ajudar as vítimas e evitar que outras formas de ataque SCAMMERS possam sem bem sucedidos.
    Parabéns pela iniciativa, e força para prosseguir nesta batalha onde o mal prolifera feito maldições que encantam, envolvem, seduzem e depois dão o golpe fatal
    a vítima que menos perde; perde a luz em seu olhar, perde a vontade de acreditar, muitas vezes a vontade de viver diante de tanta crueldade, isso mesmo o foco deles é sugar nosso dinheiro e levam também um pedaço de nosso coração, dos sentimentos, da credibilidade nas pessoas, levam um pedaço da nossa vida eles se alimentam da nossa vergonha da frustração por não ter percebido ou não querer acreditar que tudo não passou de um maldito golpe scammer que tudo foi uma mentira, onde o sonho se torna o pior pesadelo, com dor, frustração, vergonha e isso sim é a realidade que teremos que enfrentar. No dia que pude falar sobre o que estava acontecendo, foi um enorme alento no meu coração, porque senti que não seria julgada. Obrigada Meg.

    ResponderExcluir
  2. Eu que te agradeço por seu depoimento tão assertivo! Gratidão

    ResponderExcluir

COMENTÁRIOS MODERADOS. Após a postagem, aguarde a aprovação. Não será garantia de ser aceito.